A Repsol anunciou recentemente que tem uma das maiores redes de AutoGás e Adblue de Portugal, assumindo-se como líder ibérica no mercado de AutoGás. Em Portugal são já 86 os pontos de venda de GPL Auto da marca e não param de crescer.
Falámos em exclusivo com Rui Aires, Director das Estações de Serviço da Repsol, e fomos perceber a importância desta oferta no nosso país, bem como todas as vantagens do AutoGás num parque automóvel que começa, cada vez mais, a render-se à electrificação: os automóveis electrificados já representam quase 20% das vendas em Portugal.
"A diminuição das emissões poluentes é um imperativo categórico, não apenas do sector automóvel, mas também da própria sociedade. Estamos comprometidos com o futuro e com a preservação do ambiente e, por isso, temos alargado a nossa oferta de soluções", começou por dizer Rui Aires, lembrando que a cobertura da Repsol em Portugal se traduz em 86 postos com AutoGás e 68 postos com Adblue.
"A utilização do Adblue possibilita uma redução de até 90% das emissões nocivas de óxidos de azoto (NOx) que uma viatura a gasóleo liberta pelo sistema de escape", acrescentou. "No futuro, as emissões terão de continuar o seu trajecto descendente, pelo que as soluções serão ainda mais diversificadas, sobretudo via electrificação e aumento do conteúdo renovável no gasóleo", disse.
Mas apesar de todos os esforços que têm de continuar a ser feitos, Rui Aires acredita que o Diesel continuará a ser opção: "Salvo grandes desenvolvimentos relativos às tecnologias de hidrogénio, no caso dos pesados, as soluções a Diesel continuarão a ser uma excelente opção, independentemente dos avanços científicos".
Que vantagens existem na conversão de um automóvel para AutoGás?
Além da vertente económica, a mais óbvia na hora de decidir converter um automóvel convencional numa solução movida a GPL, os veículos a AutoGás são bastante mais amigos do ambiente. De acordo com Rui Aires, este tipo de modelos "emite menos 14% de CO2 do que veículos movidos a gasolina; menos 96% de NOx do que os automóveis movidos a Diesel; e menos 99% de partículas".
Quanto podemos poupar anualmente com um automóvel a AudoGás?
Sabendo que existem variáveis como o consumo médio dos veículos, o valor da gasolina, o valor médio do AutoGás e o custo da conversão de um automóvel Diesel ou gasolina num modelo a GPL, há uma pergunta que se impõe: Quanto podemos poupar anualmente com um automóvel a AutoGás?
A resposta está longe de ser simples, mas Rui Aires aceitou este desafio e apresentou-nos uma simulação da possível poupança que um utilizador que faça, em média, 30 mil quilómetros por ano pode fazer se converter o seu automóvel para AutoGás.
Questionado sobre esta preocupação que muitos condutores ainda têm, Rui Aires desmistificou a questão: "A ideia pré-concebida de que um veículo movido a AutoGás tem uma performance menor do que um movido a combustíveis tradicionais é errónea. Caso a conversão seja realizada corretamente, a viatura não perde aproveitamento da potência base do motor", disse.
Para o Director das Estações de Serviço da Repsol, a conjugação de todos estes préstimos "torna a aposta de investimento e alargamento impenitente" e lembra que a empresa está "comprometida com o futuro e quer disponibilizar aos seus clientes o maior número de soluções energéticas".